sexta-feira, 19 de julho de 2024

DESAFIO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA - UM TEMA PARA SER DESENVOLVIDO - UMA HISTÓRIA QUE NASCERÁ DE SUAS MÃOS

 



Aqui está um desafio para você, escritor.
Desenvolva a história abaixo:



Um adolescente, filho de família de classe média, é extremamente rebelde, e desafiador. O jovem não acata as regras da família, não acompanha os pais, vive trancado no quarto, ou pelas ruas com uma gangue que o coloca em risco constante.

Num embate entre pai e filho, ambos alterados, o homem abre a porta e coloca o filho na rua: 

- Quando você entender o que é uma família e para quê ela serve, volte para casa. Até lá muitas agruras e sobressaltos vão acompanhá-lo. Nós vamos sofrer muito, mas talvez seja a única maneira de fazê-lo entender a importância que cada um de nós temos aqui. 

O garoto tenta mostrar-se forte e sai correndo para longe da casa. O pai o vê se afastando, se afastando. O menino, sente certa tontura, e aos poucos sua visão vai se tornando turva até a cegueira total. Sua memória se torna lenta e ele já não sabe quem é.



Prepare uma reviravolta para surpreender o leitor.

Mande sua história para este blog:

desafiosdeescritacriativa@gmail.com






NÃO DEMORE PARA MOSTRAR AO LEITOR PORQUE ESTÁ CONTANDO SUA HISTÓRIA

 



NÃO DEMORE PARA MOSTRAR AO LEITOR PORQUE ESTÁ CONTANDO ESSA HISTÓRIA


                     Introduza logo o conflito 


O conflito é o motivo de sua história existir.

De todos os elementos centrais da sua história, o conflito é talvez o mais importante a ser enfatizado. O conflito está no coração de toda boa narrativa, então certifique-se de que os leitores saibam qual é o seu conflito nos primeiros capítulos!

Acenda logo a faísca que vai debelar a chama do contraditório, que vai levar seu protagonista à luta. Isso pode acontecer através uma revelação, ou envolvimento com um cenário, ou personagem que contradiga sua vida plana, qualquer ação que provoque nele uma reação. É por isso que essa sua história está sendo narrada.

Na escrita, conflito é a luta que o personagem deve travar para superar para atingir seu objetivo. Pode ser um obstáculo ou antagonista do "mundo real" (conflito externo) ou alguma turbulência interna que os heróis enfrentam antes de obter o que querem ou precisam (conflito interno). 

Então, escritor, você precisa ter ideia do conflito que seu personagem vai enfrentar. Trabalhe para que o conflito não seja banal, clichê ou tão frágil que possa enfraquecer sua trama. Por exemplo, o conflito pode ser aquele que se desenrola dentro do narrador (personagem x si), ou contra alguma força maior (como personagem x tecnologia). 

Esse conflito tem que aparecer logo na sua história, o leitor precisa saber porque está lendo seu livro, ou conto.



NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRA UM RESUMO DE ALGUMAS FERRAMENTAS LITERÁRIAS.

SUGESTÕES DE TEMAS PARA SUA ESCRITA - NÃO PARE DE TREINAR SUA ESCRITA

 

Você já se viu num momento de bloqueio criativo?
Parece que uma faixa branca cobre nossa mente, não é mesmo?
Nesse instante, venha ao blog de Dicas de Escrita Criativa, e certamente, alguma ideia nova brotará.

Nesta postagem deixarei 5 sugestões de temas para você começar agora uma nova história:

1 - FANTASIA: HÁ VIDA NO MUSEU - Seu protagonista entra num grande museu, mas logo o horário de encerramento se anuncia. Ele se esconde, queria ficar mais. O museu escurece, e ele assiste uma mágica acontecer, as imagens saltam das telas e se reúnem ao centro do salão...

2 - FANTASIA: UM PROTAGONISTA REBELDE - Um protagonista super-herói, é guiado por um ser divino que lhe dá a direção de todos os atos. O personagem divino vai se sobrepondo ao protagonista à medida que seu protegido não segue seu script, pois, diante da rebeldia de seu herói, ele tende a sofrer algumas transformações em relação à sua bondade, aos seus extremos cuidados, ao zelo... Até que...

3 - FICÇÃO: UNIVERSO PARALELO, TUDO ACABA LÁ! - Era um lugar, um cenário, um link, uma cidade paralela, que não se via, nem se conhecia, era oculta aos olhos dos homens. Há quem diga que era virtual. Todas as pessoas que morriam na Terra, acabavam sendo conduzidas para esse universo paralelo, e lá viviam novamente o que chamamos de segunda chance. Para lá também iam todas as coisas desaparecidas da Terra: objetos, veículos, palavras, tudo mesmo. 

4 - FICÇÃO: O SILÊNCIO PREMIADO - Cada dia de silêncio, era premiado pelo Rei. Os dias silenciosos se somavam. E a cada ano de silêncio, o homem ganhava um odre de pó de ouro.  Com isso, a aldeia viveu calada por muitos anos. Muitos enriqueceram e morreram de solidão. À cada morte, o ouro acumulado era devolvido ao rei.

5 - FICÇÃO: DIAS DE PRISÃO - Seu protagonista alugou uma casa de veraneio num lugar remoto do Canadá. Queria paz e isolamento para escrever um romance há muito prometido ao editor. Não conhecia o lugar, nunca se preocupou em saber do que viviam as pessoas de lá. A casa era pequena, mas acolhedora. A lareira ao canto prometia uma noite quentinha. De repente, lá fora, a neve cai densamente a ponto de cobrir sua janela e bloquear a única porta de acesso. Os dias seguintes foram de enlouquecer: a lenha acabou, os mantimentos acabaram, a internet foi boqueada por uma queda de árvore, a energia elétrica também. A água congelou, e seu protagonista ficou preso na casinha...





NESTE BLOG HÁ OUTRAS IDEIAS PARA AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE.