NÃO DEMORE PARA MOSTRAR AO LEITOR PORQUE ESTÁ CONTANDO ESSA HISTÓRIA
Introduza logo o conflito
O conflito é o motivo de sua história existir.
De todos os elementos centrais da sua história, o conflito é talvez o mais importante a ser enfatizado. O conflito está no coração de toda boa narrativa, então certifique-se de que os leitores saibam qual é o seu conflito nos primeiros capítulos!
Acenda logo a faísca que vai debelar a chama do contraditório, que vai levar seu protagonista à luta. Isso pode acontecer através uma revelação, ou envolvimento com um cenário, ou personagem que contradiga sua vida plana, qualquer ação que provoque nele uma reação. É por isso que essa sua história está sendo narrada.
Na escrita, conflito é a luta que o personagem deve travar para superar para atingir seu objetivo. Pode ser um obstáculo ou antagonista do "mundo real" (conflito externo) ou alguma turbulência interna que os heróis enfrentam antes de obter o que querem ou precisam (conflito interno).
Então, escritor, você precisa ter ideia do conflito que seu personagem vai enfrentar. Trabalhe para que o conflito não seja banal, clichê ou tão frágil que possa enfraquecer sua trama. Por exemplo, o conflito pode ser aquele que se desenrola dentro do narrador (personagem x si), ou contra alguma força maior (como personagem x tecnologia).
Esse conflito tem que aparecer logo na sua história, o leitor precisa saber porque está lendo seu livro, ou conto.
NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRA UM RESUMO DE ALGUMAS FERRAMENTAS LITERÁRIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário